11.3 C
Washington

Carros voadores e inteligentes? Infelizmente, ainda não…. Veja quais são as tecnologias e tendências para os próximos anos no mercado automobilístico

Date:

Compartilhar:

Carros voadores e inteligentes? Infelizmente, ainda não…. Veja quais são as tecnologias e tendências para os próximos anos no mercado automobilístico

Alguma vez na vida você já deve ter assistido Os Jetsons, Super Máquina e De Volta para o Futuro, certo? Então, também ficou impressionado(a) com aqueles veículos capazes de voar, falar com pessoas e até de viajar pelo tempo.

Como quase todo mundo, você já deve ter se perguntado por que ainda não temos essas técnologias. Se desde antes da metade do século passado já imaginávamos um futuro com carros voadores, por que ainda não existem? E quando vamos poder tê-los?

Bom, aqui na redação não temos nenhum Marty McFly ou Doc Brown (De Volta para o Futuro) pra saber quando essas máquinas extremamente futuristas estarão à venda nas concessionárias e agências por aí.

Contudo, já podemos apontar algumas técnologias novas e tendências dos veículos a partir de 2018!

Carros autônomos

Para marcas como Tesla, VolvoMercedes-Benz, BMW, Audi e Renault, os motoristas poderão ser passageiros em seus próprios automóveis.

Uma vez que carros-conceito com direção autônoma surgem como uma tendência muito forte. Na vanguarda dessa tecnologia, o Google – através da empresa Waymo – tem conseguido aprovar leis sobre a favor do uso de autônomos nos Estados Unidos, com testes em Nevada e Califórnia.

Apresentado no Consumer Electronics Show – evento focado em produtos eletrônicos em Las Vegas (EUA) –, o autônomo F 015 Luxury in Motion, da Mercedes, já rodou pela cidade norte-americana de São Francisco.

Ainda mais revolucionário, o Toyota FV2 foi projetado sem volante, mas chegará com um sistema que direciona o veículo conforme a movimentação do corpo do piloto.

Não deixe de conferir os modelos de carros semi-autônomos já disponíveis no Brasil.

Carros ecologicamente amigáveis

Carros eco-friendly são uma grande tendência do setor!

Motores elétricos, movidos a energia solar, híbridos e com produção em matéria-prima natural. Reino Unido e países como Estados Unidos, França, Alemanha, China, Noruega e Holanda lideram o ranking de venda de modelos verdes, implementado leis que promovem a popularização de veículos ecologicamente amigáveis.

Alguns países da europa já noticiaram que vão proibir a fabricação de veículos a combustão no futuro próximo. A Holanda, por exemplo, pretende tornar obrigatória a utilização de automóveis elétricos a partir de 2025.

Enquanto isso, o Brasil deve cortar impostos sobre este tipo de automóveis.

Carros elétricos: Enquanto a BMW, Land Rover e Volkswagen já planejam a chegada de automóveis movidos a energia elétrica ao mercado, a Audi apresentou o Aicon (cujos destaques são motor elétrico e direção autônoma) no Salão do Automóvel de Frankfurt deste ano.

Carros híbridos: Modelos como o Volvo XC60 HybridVolkswagen Golf GTEHyundai Ioniq e o BMW i3 devem estar disponíveis no mercado nacional já neste ano, surgindo como novas opções para reduzir o consumo de gasolina e os índices de poluição do trânsito brasileiro.

Carros com matéria prima natural: A Renault aposta em um modelo fabricado com materiais renováveis. Chamado de Peugeot 208 Natural, o carro foi exibido no Salão Internacional de São Paulo de 2014 com tinta mineral à base de terra, bancos em couro bovino e aplicações em couro de Pirarucu. Os detalhes do volante, do freio de mão e da alavanca de câmbio possuem revestimento de pele de Salmão.

Carro multimídia

O conceito “people-centric” aparece como umas das certezas para o mundo automotivo nos próximos anos. Se o carro do futuro será autônomo, nada mais justo do que ser transportado em um ambiente multimídia.

Por isso, os novos automóveis a cada vez mais deverão chegar às lojas com sistema operacional integrado ao celular do motorista e internet com conexão 4G, com inteligência suficiente para tocar as músicas preferidas do proprietário e enviar mensagens diante imprevistos e acidentes.

Outro recurso que tem sido elaborado é o para-brisa com realidade aumentada.

 

Leia também

  • Você sabe quais são os carros híbridos e elétricos do Brasil? Não deixe de conferir!
  • Carro telepático! Nissan lança projeto de carro dirigido por pensamento do condutor
  • Dia Mundial do Braille: Tecnologias que ajudam deficientes visuais a dirigir
  • Essas multas podem suspender a sua CNH! Confira!

━ mais como este