
Dia Mundial do Braille: Tecnologias que ajudam deficientes visuais a dirigir
Ir e vir é um direito de todos. Se você comprou um carro ou tem a intenção de adquirir um, certamente o seu objetivo é chegar, sair e se locomover quando e como desejar, certo? Para quem possui deficiência visual, essa pode parecer uma realidade distante. Por isso, no Dia Mundial do Braille – celebrado em 4 de janeiro –, vamos mostrar algumas das tecnologias que estão vindo para auxiliar deficientes a conduzir seus veículos.
Confira:
Carros que se comunicam
Com o sistema Vehicle-to-Vehicle communication (V2V), os automóveis se comunicam por conta própria, tendo autonomia para ativar os freios assim que for detectado algum risco de colisão.
Direção assistida
Para os motoristas que não perderam totalmente a visão, a solução são os carros com direção assistida, como o Toyota FV2, que direciona o veículo conforme a movimentação do corpo do condutor. Já a Renault fez testes com um Kwid auxiliado por um drone, que coletava informações sobre trânsito e obstáculos.
Saiba mais sobre carros adaptados para necessidades especiais!
Carros autônomos
Mercedes-Benz, BMW, Audi e Renault trabalham com modelos autônomos, como o F 015 Luxury in Motion – que já foi testado pela cidade de São Francisco (EUA).
Equipados com o sistema Drive-Me, carros como esses irão transitar automaticamente usando como base as faixas no asfalto.
Legislação para circulação de veículos autônomos
Empresas como General Motors, Google e Waymo têm feito testes com modelos controlados de forma autônoma, mas pressionam por leis federais que facilitem o lançamento dessa tecnologia.
Nos Estados Unidos, a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade uma proposta para acelerar a produção de carros de direção autônoma sem controle humano e impedir os estados do país a barrar este tipo de veículo. Resta o Senado sancionar.
Em território brasileiro, falta uma legislação específica para permitir a circulação de carros autônomos. Porém, apesar de todos os obstáculos, especialistas têm expectativa otimista sobre a aprovação de novas leis.
Carros autônomos no mercado nacional
Automóveis como Audi A5, BMW Série 5, Mercedes-Benz Classe E e Volvo XC90 já estão disponíveis, mas todos custam valores acima de 200 mil por serem modelos de luxo.
Leia também
- Carros voadores e inteligentes? Infelizmente, ainda não…. Veja quais são as tecnologias e tendências para os próximos anos no mercado automobilístico
- 10 promessas para 2018 que todo motorista deve fazer